Noções básicas para mochileiros de primeira viagem

Ao planejar uma grande viagem, você precisa estar preparado ou, pelo menos, tentar estar para todo tipo de situação.

Quando você colocar sua mochila nas costas e partir, alguns vão te chamar de louco, mas você vai perceber o quanto é bom crescer e aprender sobre coisas que pareciam tão distante da sua realidade.

Se é sua primeira vez e você está procurando dicas do que precisa saber antes de sair com sua mochila por aí, parabéns. Pesquisar antes é uma coisa muito sensata e adulta de se fazer.

Não há dúvidas de que essa viagem irá transformar a sua vida. Você verá coisas que nunca viu, fará coisas que nunca pensou que faria, conhecerá pessoas incríveis e vai aprender muito sobre si mesmo. Vai ser uma experiência extraordinária, acredite. Mas, antes de partir, há algumas coisas que você precisa saber, então vou compartilhar algumas dicas fundamentais para sua viagem não ser desastrosa.

O que devo levar

Você está prestes a viajar pelo mundo e cada item é realmente importante, mas lembre-se do peso. Portanto, faça as malas uma semana antes, deixe-a descansar e depois volte para dar uma confirmada. Com certeza terá algo que você vai deixar pra lá ou algo que você lembre que é, de fato, importante. Embale tudo da maneira mais leve possível.

Você vai precisar de tampões de ouvidos.

Algumas pessoas bêbadas podem te dar trabalho na hora de dormir. Com certeza você não está afim de ouvir tudo que acontece no albergue ou nas beliches dos dormitórios. Pode parecer divertido agora, mas quando você está exausto de sono, o acasalamento do Discovey Channel não terá tanta graça. Além disso, você pode trombar com alguém que ronque muito.

Sua percepção de “barato” está prestes a mudar

Quando você começar a viajar, vai pensar que 50 reais por noite em um albergue é barato, mas no final vai perceber que é uma fraude. Quando você está na estrada, sua ideia de valor muda drasticamente e você percebe que 20 reais gastos com lanche e batata frita é praticamente o equivalente a uma diária num albergue bacana.

O que não embalar para a viagem

Você não irá utilizar nenhum desses itens: chapinha, secador, maquiagem, salto alto, terno, etc. Eles irão te incomodar caso você resolva levar, além de ocupar um espaço enorme da bagagem. Quando você está viajando, a vida se torna muito simples. Leve apenas o essencial. Sempre deixe espaço para possíveis compras que você queira fazer.

Viajar sobre o solo sempre que possível

Avião é um ótimo meio de transporte, mas se você tiver a oportunidade de viajar no solo, faça. As viagens de trem, particularmente, são incríveis e as paisagens que você verá são de tirar o folêgo. Confie em mim.

Desconecte-se

Se possível, deixe todos os aparelhos eletrônicos (exceto celular, em casos de emergência) em casa. Resista ao impulso de ficar o tempo todo conectado e aprecie a viagem. Registre os momentos, mas não se prenda à eles. Aproveite cada minuto dessa experiência.

Aprenda a seguir o fluxo

Você pode planejar sua viagem durante um ano inteiro, mas tenha certeza absoluta de quem nem tudo irá sair como o esperado. Aprenda a deixar de lado medo e receios e se renda ao fluxo da viagem. Você vai encontrar pessoas dispostas a desbravar lugares e talvez você queira ir junto. Portanto, deixe sua jornada levá-lo para onde você deveria ir. Entregue-se.

Não surte

Mas quem é que surta em viagens? Ah, tenho uma péssima notícia pra te dar. Você irá surtar algumas vezes. Vai ter algum momento (ou dois) que tudo parece desmoronar. Você pode perder um voo, ser assaltado, perder algum objeto de valor ou ficar perdido. Abrace todas as circunstâncias. Saiba que isso poderia acontecer em qualquer lugar, então aceite. No final tudo ficará bem e o aprendizado valerá mais que qualquer coisa.

Bom demais pra ser verdade

Sim, a maldade no mundo existe, portanto tome cuidado com acordos que pareçam bom demais. Seja cauteloso. Mantenha o juízo e não confie em propostas absurdas.

Seguro é absolutamente importante

Nem pense em fazer isso sem um seguro de viagem. As chances de você precisar de um é relativamente grande, especialmente para mochileiros. Você vai ficar em albergues, dormindo no chão de aeroportos e vivendo com aventura. É absolutamente essencial que você garanta um bom seguro. Eu recomendo a Allianz Travel Assistence.

Se prepare para conhecer pessoas incríveis

Você irá conhecer pessoas com histórias maravilhosas de lugares e feitos extraordinários. Faça amizades e se relacione. Futuramente você será a pessoa que contará as suas aventuras.  

E por fim, use o bom senso. Você terá que assumir riscos, mas confie que tudo ficará bem e que tudo será absurdamente fantástico.

Ps. não esqueça da lanterna!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *